Super trunfo da Tabela Periódica



Achei aqui as regras deste jogo MB e quis compartilhar em outro link mais aberto, pois foi muito difícil encontrá-lo (só achei as cartas aqui).

Cartas:








As regras do jogo são as seguintes:
Participantes: dois ou mais jogadores


Objetivo: ficar com todas as cartas do adversário por meio dos confrontos de valores de cada elemento.


Idade: não determinado, entretanto, como se trata de um jogo com fins didáticos, envolvendo conceitos de química, é relevante que o jogador tenha noções sobre os elementos químicos e suas propriedades (o ideal é a partir da 8ª série do Ensino Fundamental).


Preparação: as cartas deverão ser distribuídas em números iguais para cada um dos jogadores. Cada jogador recolhe suas cartas e segura de modo que os adversários não possam vê-las. As cartas conterão informações sobre os elementos como: número atômico; massa atômica; ponto de ebulição; ponto de fusão; densidade; eletronegatividade; configuração eletrônica.


Como jogar:
a) Se você é o primeiro a jogar, escolha uma carta e, entre as informações contidas nesta, diga o que você quer confrontar com as cartas de seu adversário. Por exemplo: maior ponto de ebulição; menor densidade. Quando seu adversário escolher a carta que ele colocará em disputa, você deve colocar a carta na mesa e, em seguida, seu adversário repete o mesmo ato, confrontando os valores. Quem tiver o valor mais alto ou mais baixo, ganha as cartas da mesa;
b) o próximo jogador será o que venceu a rodada anterior. Assim prossegue o jogo até que um dos participantes fique com todas as cartas do jogo, vencendo a partida;
c) se dois ou mais jogadores abaixam cartas com o mesmo valor máximo ou mínimo, os demais participantes deixam suas cartas na mesa e a vitória é decidida entre os que empataram. Para isso, quem escolheu inicialmente diz um novo item a ser verificado na próxima carta, ganhando as cartas da rodada quem tiver o valor mais alto ou mais baixo do novo item.

Comentários

  1. vc é uma agente da transformação que a educação brasileira precisa!!!parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. mt obrigada por postar as cartas eu estava precisando para imprimir S2

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog